quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CAMPANHA "CONTE ATÉ 10"

Essa ideia eu apoio! Conscientizem-se!

A campanha de valorização à vida "Conte até 10" é fruto da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem o objetivo de reverter a situação trágica da violência no Brasil. O nosso país ocupa a primeira posição mundial em homicídios. Só em 2010, 49.932 pessoas foram mortas. É como se houvesse um massacre do Carandiru todos os dias, durante um ano inteiro. Nesse cenário, grande parte dos assassinatos são cometidos por pessoas que nunca mataram antes. A campanha traz lutadores mundialmente reconhecidos e promove a reflexão, motivando o cidadão a contar até 10 antes de praticar qualquer ato de violência por impulso. Afinal, a raiva passa, a vida fica. Vista a camisa e tome essa atitude.

Fonte: http://www.cnmp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1650:campanha-conte-ate-10&catid=99:sala-de-imprensa&Itemid=5


Veja um dos videos promocionais da campanha com um dos ídolos do MMA, Anderson Silva:

terça-feira, 27 de novembro de 2012

EMBLEMA BUKAN SCHOOL OF KRAV-MAGA

Ótima imagem com o significado de tudo que há representado no emblema da BUKAN.
(Clique na imagem abaixo)



sábado, 24 de novembro de 2012

MOVIMENTO

No início de uma leitura, deparei-me com um pequeno texto que retrata de uma das formas mais completas, senão perfeita, do que se compõe um movimento, seja qual, para que, como for.





"A riqueza dos movimentos está aí: diferenciar muito sutilmente as sensações dos músculos, dos feixes musculares, o estiramento da pele, as mínimas nuances da percepção dos sentidos, os estados de equilíbrio, os graus de tensão... Quanto mais sutis forem as percepções, mais elas são numerosas e nuançadas, e mais precisas e ricas podem ser as associações. Essa é a diferença entre a ferramenta elementar e o aparelho de precisão.”

Marie Madeleine Béziers & Suzanne Piret

QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO
Já se colocou em posições adversas ou totalmente novas, fora do seu cotidiano ou do comum e pôde perceber e dizer realmente onde estava? Perfeitamente equilibrado e consciente. Como um, um todo. Ou se já e teve dificuldades ou desconforto, soube perceber a razão, a fonte?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CONTROLE DA RESPIRAÇÂO




Antes de iniciar a leitura deste post, recomendo que leia o anterior a respeito de respiração natural ou abdominal. Dominando ela, aí sim poderá fazer corretamente o que o texto abaixo propõe.

 
Este exercício serve para coordená-lo no controle voluntário da respiração através da vontade consciente da mente. Você não deixará que o corpo respire normalmente, e assim passará a tentar fazer com que ele respire da forma que a mente deseja.
Sente-se na posição clássica de meditação e feche os olhos. Respire fundo algumas vezes para acalmar a mente. Comece a inspirar lentamente iniciando a contagem até 4; conte cada número em silêncio para você mesmo. Agora prenda a respiração e conte outra vez até 4; não pressione para baixo nem levante os ombros ao prendê-la. Depois solte a respiração, contando mais uma vez até 4, tentando fazer com que a expiração seja bem lenta e controlada, evitando soltar quase todo o ar logo no início da expiração. Imediatamente após soltar o ar contando até 4, inspire outra vez e conte até 4. Prenda-a mais 4 vezes, e solte-a mais 4 vezes. Faça este exercício 10 vezes. 
Trata-se de uma forma excelente de controle da respiração capaz de oferecer muitas vantagens: ela ensina a mente a ter grande força, reforça o controle da respiração através do controle efetivo do movimento de respiração. Faça este exercício diariamente durante algumas semanas, até ser capaz de fazer a contagem recomendada todas as 10 vezes, ou mesmo aumentar o tempo de cada etapa.
            Com prática e domínio este exercício pode trazer muitos benefícios, como o controle emocional diante de situações adversas, diminuir a ansiedade, aumentar o equilíbrio geral e proporcionar maior consciência do ar que respira.



Como exemplo vivo e talvez um pouco constrangedor, em minha primeira viagem de avião tive um certo medo crescente, real e até então novo diante da situação a que estava submetido. Sentado e sem muito o que fazer sabia que, só o que me restava e parecia certo era controlar minha tensão através da respiração. Do que posso dizer é que o resultado foi positivo.


QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO:

-pratique e teste, principalmente em casos de ansiedade e estresse.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ENTREVISTA DE 1971 COM BRUCE LEE



Nada melhor  que começar o marcador "A mente" com uma entrevista na íntegra, feita em 09/12/1971, com Bruce Lee. Recomendo que vejam e até revejam. Vale muito a pena refletir e mirar a figura que este artista marcial é, suas ideias, sua personalidade.
Esta é uma indicação de um aluno de Krav-magá: Lucas Esteves.

Parte1:
http://www.youtube.com/watch?v=n1gbH3ZGmGI

Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=Y5IwzAuKHso&list=UL






sábado, 3 de novembro de 2012

O BLOG ESTÁ COM PÁGINA NO FACEBOOK

Olá, pessoal!

Testando aqui o feed em conexão com o facebook. Uma página do blog foi aberta lá. Por favor, curtam e receberão as novidades direto em seu perfil. Caso uma matéria se perca, só voltarem ao blog e clicar no marcador de interesse.










Acessem e curtam:


www.facebook.com/marcialidadeemessencia

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Informações iniciais da prática: arco e flecha

Como primeira postagem em arqueirismo, colocarei uma sequência de imagens com ilustrações e informações primárias de montagem e tiro com o arco de um pequeno mais muito completo folheto que obtive ao comprar meu primeiro arco sênior pela velox (recomendo que acessem: www.arcosvelox.com.br).














RESPIRAÇÃO ABDOMINAL OU NATURAL



Não é novidade ouvirmos a seguinte frase: a natureza é perfeita e sábia. Todos nascemos com um conhecimento inicial intrínseco a vida e instintivo do que é melhor para nosso corpo, porém ao longo do desenvolvimento aparentemente vamos desaprendendo a fazer o certo, criando hábitos e vícios que ao contrário de beneficiar, prejudicam o bom funcionamento da máquina homem.
O respirar é, senão, a primeira ação que temos ao vir ao mundo. Um ato involuntário que nos provém, assim como o conhecimento da medicina oriental afirma, a primeira lufada de energia, desencadeando uma série de outras funções fisiológicas graças a ela. A não ser pelos organismos anaeróbios, se não há respiração, não há vida.
Neste caso, existem dois tipos de respiração:
-Torácica (realizado com o peito): A troca gasosa é realizada pela parte superior dos pulmões, a inferior fica praticamente desativada.
-Diafragmática ou abdominal (realizada com a barriga): O ar alcança até a parte inferior dos pulmões, havendo plena troca gasosa. O diafragma é o principal músculo da respiração que separa o tórax do abdômen, movimentando-se verticalmente, na inspiração contrai e pressiona os pulmões abaixo e na expiração, relaxa e pressiona-os para cima. 




Ilustração: http://kvhs.nbed.nb.ca/gallant/biology/negative_pressure_breathing.html



Respirar corretamente também está ligado ao estado emocional e padrões de comportamento. Um exemplo simples é, quando pensamos ou passamos por um bom momento a respiração expande, fácil de ser notado quando nos apaixonamos e lembramos da pessoa em questão. Ao contrário, em casos de medo ela se torna curta e superficial, ou quando em estresse a trava, inspiramos menos e expiramos mais, podendo gerar tonturas e até desmaios.

Para a prática da respiração natural pode-se realizar o seguinte procedimento:

1 – Deite-se de costas, em superfície dura, descanse as mãos sobre o abdômen, relaxando todos os músculos.
2 – Expire vigorosamente pelas narinas e encolha o abdômen em um movimento inicialmente mecânico até que seu corpo esteja habituado à respiração correta.
3 – Inspire lentamente pelas narinas, deixando que o ar preencha completamente o abdômen. Eleve-o, em seguida. Dessa maneira, o diafragma abaixa e abre-se maior espaço para os pulmões. Você não deve sentir movimentos de expansão nas costelas ou no peito. Durante o processo, o abdômen é o único a se movimentar.



Dica:
Coloque um pequeno peso acima da barriga. Isto auxiliará a aumentar propriocepção de sua barriga e lembrará que deve subí-lo no momento da inspiração.




Praticando a reeducação respiratória, podemos auxiliar-nos na prevenção de doenças, reduzir o estresse, hipertensão e depressão. Não menos importante e principalmente a tranquilizar o emocional e induzir o relaxamento.




QUESTIONAMENTO E OBSERVAÇÃO:

Para análise, se tiver um bebê em casa ou mesmo animais de estimação, observe como é a respiração deles enquanto dormem. Eles estarão executando de forma natural e inconsciente.