quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nem sempre as coisas saem conforme planejado




Nem sempre as coisas saem conforme o planejado



Isso pode acontecer a qualquer momento. O discípulo esperançoso pergunta ao mestre: “Quando vou ganhar a minha faixa preta?”
O mestre o olha nos olhos e diz: “Daqui a cinco anos.”
“Minha nossa!”, diz o aluno, decepcionado. “É muito tempo. Mas e se eu praticar com o dobro de esforço, quanto tempo vai levar?”
“Dez anos”, responde rapidamente o mestre.
“O senhor não compreende!”, diz o aluno. “Vou me esforçar mais do que qualquer outra pessoa e ser o melhor em tudo. E vou ser o mais rápido também, o senhor vai ver!”
O mestre, que já ouviu essa conversa antes, balança lentamente a cabeça de um lado para o outro e explica: “Nesse caso, você vai levar vinte anos, ou talvez nunca venha a ganhar a sua faixa preta.” Contemplando a decepção no rosto do discípulo, ele acrescenta: “Sua cabeça está cheia de pensamentos sobre o que você pode significar para as artes marciais, e não está levando em conta o que as artes marciais podem representar para você. Esvazie a mente e o espírito; deixe que eles sigam o curso do aprendizado, como a folha flutuando na água de um rio”.
O aluno, admirado com a profundidade do pensamento do mestre, tinha ainda uma pergunta a fazer: “Por quanto tempo vou poder estudar as artes marciais?”
“Até morrer”, diz o mestre, com um sorriso nos lábios.

Fonte:
IEDWAB, Claudio. STANDEFER, Roxanne. Um caminho de paz - um guia das tradições das artes marciais para jovens. Editora Cultrix. 2001. 102p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário