quarta-feira, 31 de outubro de 2012

WU SONG DA HU (WU SONG MATA TIGRE)



Este é um trecho muito famoso do livro Shuihu Zhuan (Water Margin ou Outlaws of the Marsh,) que conta como Wu Song mata um feroz tigre devorador de homens. 

"Em caminho de volta ao seu país de origem e ansioso em juntar-se ao irmão mais velho, qual há muito não via, Wu Song, a uma montanha de casa, para frente a uma loja de vinhos e nota a placa com o aviso: "Três Bacias e você não pode atravessar o cume."

Com fome e sede, entrou e ordenou carne e bebida. Depois de satisfeito pós uma saudável refeição e três copos de vinho, o taberneiro cauteloso o adverte que não lhe venderia mais e explica ao cliente irritado que, apesar de uma bebida prazerosa, seu conteúdo tem o gosto e potência de vinho velho e é por isso que tinha adquirido um segundo nome: "vinho que o derruba e joga para fora de casa". Na insistência de Wu Song, cuja sede havia sido estimulada pelas três primeiras taças, força o taberneiro a servir outra, e depois outra, até que o herói tinha terminado 18 taças da potente bebida... seis vezes seu limite!

Quando pegou suas coisas para continuar a jornada, o vendedor percebeu a saída do cliente e alertou: “Nos últimos meses um tigre vem rondando o cume e tirou a vida de cerca de 20 pessoas ou mais. O magistrado local recomenda que os transeuntes só o atravessem durante as poucas horas antes e depois do meio-dia, e deve fazê-lo em grandes grupos.”

Orgulhoso, Wu Song deu pouca atenção ao fato e partiu sozinho no final da tarde, pois suspeitou que o taberneiro estava tentando fazê-lo gastar mais dinheiro ficando uma noite na pousada. A meio caminho da encosta percebeu um comunicado oficial exposto na estrada e confirmou o que lhe haviam dito, mas relutante em voltar, prosseguiu.
Inebriado com vinho, deitou-se em uma rocha para descansar. De súbito, um tigre emergiu como um redemoinho uivante e voraz, saltou para cima de Wu, que se esquivou para evitá-lo. Levantando o bastão que carregava, preparou-se para um golpe certeiro, mas perdeu o equilíbrio, batendo em uma árvore e dividindo sua única arma em dois. O que se seguiu foi uma luta de vida ou morte que durou algum tempo. Finalmente Wu Song conseguiu agarrar o tigre pela nuca e pressionou a cabeça do animal para baixo. Com toda sua força, chutou a besta no rosto e olhos, e esta bradou um terrível rugido, rasgando com suas afiadas garras o chão abaixo de seu corpo. Acima do devorador de homens, Wu Song cerrou o punho direito em um martelo de ferro e com toda a força que conseguiu reunir, golpeou e golpeou novamente. Depois de cinquenta a setenta golpes, o sangue fluiu para fora dos olhos da grande besta, boca, focinho e orelhas. E foi assim que Wu Song matou o tigre com as mãos nuas.
Rapidamente a notícia espalhou-se e exausto, à Wu Song foi dado, pelo povo de sua cidade natal, boas-vindas de um verdadeiro herói."


"Tal movimento está representado em diversas posições nas formas de kung fu, sendo uma das mais conhecidas a posição em ma bu (base do cavaleiro/cavalo) com um braço erguido acima da cabeça e o outro com o punho em direção ao joelho.


Na China, o tigre tem um papel semelhante ao do leão, sendo uma espécie de "rei dos animais" por causa de sua coragem, vigor e força.
Wu Song Da Hu não é apenas sobre superação física (agilidade, força, precisão, eficiência de movimentos), mas também mental (ver através da dificuldade e não deixá-la tomar conta) e espiritual (crescimento pessoal através da adversidade)." (Autor: Rafael Beltrame - Acessem
http://acwusong.wetpaint.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário